RSS

Pesquisadores brasileiros lançam livro sobre Economia Política da Saúde

Pesquisadores brasileiros lançam livro sobre Economia Política da Saúde

Economia Política, Trabalho e Conhecimento em Saúde. É este o título do livro lançado no início do mês de dezembro por César Ricardo Siqueira Bolaño e Luiz Marcos de Oliveira Silva, que organizaram uma coletânea de artigos escritos por pesquisadores do campo da Economia da Saúde. Na obra, a saúde é discutida dentro de uma perspectiva histórica, considerando as transformações técnicas e sociais do processo produtivo e o ambiente político-econômico em que se inserem.O livro, publicado pela Editora UFS, prioriza os estudos teórico-conceituais e empíricos sobre a relação existente entre saúde e capitalismo, na perspectiva da economia política, com análises sobre os processos de produção e consumo na área da saúde, utilizando como referência os determinantes macroeconômicos e a dinâmica deste mercado no Brasil. Na oportunidade, também é destacada a questão da comunicação e da informação em saúde, dada a importância de ambas para a Economia do Conhecimento.De acordo com Luiz Marcos de Oliveira, os custos da publicação foram divididos entre o Programa Editorial da Universidade Federal de Sergipe, a Fundação Oviêdo Teixeira e os próprios autores. “O resultado deste investimento é a materialização das informações e resultados de pesquisa na área da Saúde, possibilitando a análise da situação atual e sugerindo novas possibilidades de encaminhamento das políticas públicas para o setor. Dividimos o livro em três partes – uma que trata da dinâmica de acumulação do setor de Saúde, outra sobre a Economia do Conhecimento e Inovação em Saúde e uma terceira a respeito do trabalho médico e estrutura ocupacional na área”, diz.

“A obra traz discussões desde a temática da mercantilização da saúde, reestruturação produtiva e transição tecnológica até a abordagem funcional e os sistemas de informação, comunicação e produção de conhecimento em saúde. Alguns textos avaliam a proteção social nos países avançados, os processos de trabalho no setor e a capacidade regulatória da formação médica. Temos ainda um estudo de caso dos serviços de saúde no Nordeste e em Pernambuco”, ressalta César Bolaño.

Além dos organizadores, integram a equipe responsável pela autoria dos artigos Ana Luiza d’Ávila Viana, Hudson Pacífico da Silva, Paulo Eduardo M. Elias, Emerson Elias Merhy, Túlio Batista Franco, Isaac Epstein, Denise Pires, Eduardo Raupp de Vargas, Paulo Antônio Zawislak, João Policarpo R. Lima, Abraham Benzaquén Sicsú, Fernando Augusto Mansor de Mattos, Rosa Amélia Andrade Dantas, Célia Regina Pierantoni, Thereza Christina Varella e Tânia França.

Retirado do sítio Eptic Saúde

About these ads

Sobre Denis Wesley

Pode invadir ou chegar com delicadeza Pode invadir ou chegar com delicadeza, mas não tão devagar que me faça dormir... Não grite comigo, eu tenho o péssimo hábito de revidar... Tenha vida própria, me faça sentir saudades... Conte umas coisas que me façam rir... Acredite nas verdades que digo e nas mentiras, elas serão raras, mas sempre por uma boa causa... Respeite meu choro... Deixe-me sozinho, só volte quando eu chamar, e não me obedeça sempre é que eu também gosto de ser contrariado... Invente um papel para você que ainda não tenha sido preenchido e o inverta as vezes... Então: Sou Denis Wesley, muito prazer.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 620 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: