RSS

Antropologia – Resumo

Antropologia – Resumo

A Antropologia é a ciência que estuda o homem, sua evolução biológica ou física, cultural e social. Embora tenha sido consolidada como disciplina científica apenas no século XIX, suas raízes encontram-se alguns séculos antes com a “descoberta” de outros povos pelos descobridores e desbravadores. Assim, podemos dividir a história, ou evolução, da Antropologia de acordo com os seguintes períodos:

* Dos séculos XVI-XIX deu-se o período da “Literatura Etnográfica” quando predominaram os relatos sobre viagens onde eram mencionadas as características dos povos “descobertos” constituindo uma descrição de sua língua, raça, religião. As descrições eram feitas geralmente por missionários, viajantes, exploradores, etc. As características físicas e sociais de povos diferentes eram tratadas em conjunto nas teorias sobre “raças”;

* No fim do século XIX surge o “Evolucionismo Social” também chamado de “Racismo Científico” (por inserir o conceito de raça superior ou inferior) ou “Darwinismo Social”. É desenvolvido o conceito de que as sociedades evoluem de um estado mais “primitivo” para outro mais “civilizado”, porém é nesse período que sai de cena o conceito de “raça” substituído pelo de “cultura”;

* Ainda no século XIX surge a “Escola Sociológica Francesa” onde são definidas as regras do método sociológico (Émile Durkheim) e conceitos como a busca pelo “Fato Social Total”, as representações coletivas, etc.;

* No início do século XX o estudo das características sociais e culturais dos povos ganhou o nome de “Antropologia Social” na Inglaterra, “Antropologia Cultural” nos EUA e “Etnologia” na França, chegando ao patamar de disciplina científica autônoma.

* Na década de 20, é a vez da corrente teórica do “Funcionalismo” segundo a qual os valores sociais e culturais devem ser compreendidos. É nesta fase que predomina a ênfase no trabalho de campo;

* Na década de 30 predomina o “Culturalismo Norte-Americano” onde há a ênfase na identificação de padrões culturais (estilos de cultura);

* Nos anos 40, surge o “Estruturalismo” (do qual fez parte Lévi-Strauss) com a distinção entre natureza e cultura, os princípios da organização da mente, etc.;

* Nos anos 60, temos a “Antropologia Interpretativa” com profunda inspiração hermenêutica e desenvolvimento da interpretação antropológica;

* E, por fim, nos anos 80, a “Antropologia Pós-Moderna” ou “Crítica” com a “politização” da relação “observador-observado” e a crítica dos paradigmas teóricos.

Sobre Denis Wesley

Pode invadir ou chegar com delicadeza Pode invadir ou chegar com delicadeza, mas não tão devagar que me faça dormir... Não grite comigo, eu tenho o péssimo hábito de revidar... Tenha vida própria, me faça sentir saudades... Conte umas coisas que me façam rir... Acredite nas verdades que digo e nas mentiras, elas serão raras, mas sempre por uma boa causa... Respeite meu choro... Deixe-me sozinho, só volte quando eu chamar, e não me obedeça sempre é que eu também gosto de ser contrariado... Invente um papel para você que ainda não tenha sido preenchido e o inverta as vezes... Então: Sou Denis Wesley, muito prazer.

»

  1. ISABEL ALVES DE LIMA

    Eu gostaria muito de entender esta matéria pois tenho dificuldade em entende-la
    e no curso que faço é fundamental que eu entenda.

    Responder
  2. Francielle Silveira

    Excelente Blog! Pois estudo sociologia e antropologia.

    Responder
  3. pow cara vlw me salvo aqi no trabalho escola

    Responder
  4. ai isso me salvou brigadooo

    Responder
  5. ótimo , e o texto ao lado melhor ainda (: boa tarde

    Responder
  6. gostei fasso markenting ajudou muito

    Responder
  7. gostei bastante….ajudou muito

    Responder
  8. a antropologia e meio confusa mais e uma matéria que nos traz a realidade do ser humano desde sua existência, agradeço pelo espaço.

    Responder
  9. não consigo entender essa matéria,o homem é homem mas não é homem.
    me confundo toda,e agora piorou pois estou na cadeira de filosofia.não tem jeito de entrar na minha cabeça toda essa piração.as vezes penso em desistir da faculdade.

    Responder

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 620 outros seguidores

